Depois de 5 anos de estudos, esportivo estreia no Salão de Detroit.
Stinger terá opção de motor V6 biturbo, com cerca de 370 cv.
Rafael Miotto | G1, em Detroit (EUA)
Depois de 5 anos de estudos, a Kia apresentou no Salão de Detroit a versão final do seu sedã esportivo de 4 portas, chamado Stinger - o mesmo nome de um conceito de 2 portas mostrado em 2014 no mesmo evento.
| Kia Stinger (Foto: David Guralnick/Detroit News via AP) |
Embora tenha "pais" sul-coreanos, o Stinger tem passaporte alemão desde o nascimento.
Ele foi desenvolvido no estúdio de design da Kia em Frankfurt, supervisionado por Albert Biermann, ex-comandante de engenharia da BMW, que foi para o grupo Hyundai/Kia em 2014, e testado no circuito de Nurburgring.
| Kia Stinger (Foto: Divulgação) |
Com isso, ele ganhou toques de esportivo tradicional, como a tração traseira. O motor, no entanto, não conseguiu escapar do turbo. Serão 2 opções, que ainda estão em desenvolvimento.
A primeira motorização será um 2.0 turbo, com cerca de 258 cavalos de potência a 6.200 rotações por minuto e torque de de 36 kgfm disponível entre 1.400 a 4.000 rpm.
Já a segunda opção deve ser a mais desejada: um V6 de 3.3 litros com duplo turbo, capaz de render até 370 cv e 52 kgfm de torque entre 1.300 e 4.500 rpm.
Nesta configuração, a Kia estima que ele vai acelerar de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. As duas opções são acompanhadas de câmbio automático de 8 velocidades.
| Kia Stinger (Foto: Divulgação) |
O interior da versão 2.0 terá sistema de som com 6 alto-falantes e tela multimídia sensível ao toque de 7 polegadas. A V6 virá acompanhada de 9 alto-falantes e amplificador externo, mas terá como opcional um sistema Harman/Kardon com 15 alto-falantes e subwoofer sob os bancos da frente.
O Kia Stinger também terá diversos sistema de assistência ao motorista para evitar acidentes, como frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo, monitoramento de faixa e de ponto cego.
A montadora afirmou que a carroceria é composta em 55% de aço avançado de alta resistência que proporciona uma grande rigidez.
Pela primeira vez em um veículo da marca o amortecimento e as características de direção podem ser ajustados pelo motorista graças à suspensão eletronicamente ajustável conhecida como "Dynamic Stability Damping Control". O sistema conta com cinco modos de ajuste: Pessoal, Eco, Esportivo, Confortável e Inteligente.
A fabricante sul-coreana espera que seu esportivo possa competir de igual para igual com Audi A4, Infiniti Q50, Lexus IS, Mercedes-Benz CLS e BMW Série 4 Gran Coupé. A Kia pretende vender seu "carro dos sonhos" nos EUA ainda neste ano.

0 Comentários