'FuscaFé' reúne cerca de 150 pessoas em 50 veículos para oito horas de viagem.
Por Claudinei Junior | G1 São Carlos e Araraquara
Cerca de 150 pessoas saem de Águas da Prata (SP) a caminho de Aparecida do Norte (SP), na manhã deste sábado (28), no que poderia ser mais uma romaria das tantas que a cidade recebe, se não fosse a forma como estão usando para chegar até a Basílica: elas vão de Fusca.
![]() |
| Romaria de Fusca de São João da Boa Vista (Foto: Arquivo Pessoal) |
Este é o terceiro ano que um clube de colecionadores de carros antigos de São João da Boa Vista (SP) realiza uma romaria de Fuscas até Aparecida. O 'FuscaFé' reúne 50 veículos.
“Aparecida é um destino que absorve todo mundo. Não é igual ir para um parque aquático onde algumas pessoas não vão gostar tanto. A cidade é um local turístico, religioso e vamos até lá para agradecer e passear com a família”, disse um dos organizadores, o empresário Marcelo Zago.
A caravana é organizada pelo grupo Sanja Volks. O evento começou com 12 carros em 2016. A data é sempre no fim de semana após 25 de julho, Dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.
“Incentivamos amigos, amantes de fuscas e derivados de VW a tirarem seus carros da garagem e curtir uma viagem marcante”, disse Zago.
A maioria dos participantes é de São João da Boa Vista, mas há também motoristas de Poços de Caldas (MG), Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Valinhos (SP) e outras cidades.
Trajeto
Os colecionadores se reunem em frente à Prefeitura de Águas da Prata. A partida está prevista para às 8h30. O trajeto que dura aproximadamente oito horas passa por várias cidades no sul de Minas Gerais.
“Vamos por Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Antônio do Pinhal e fazemos no máximo três paradas até chegar. Em Aparecida, vamos à Basílica e assistir a missa. Passamos a noite lá e temos uma confraternização. No dia seguinte voltamos”, disse o empresário.
”A maioria é colecionador de fuscas e carros antigos, mas os que usam o carro no dia a dia também participam. Tem gente que vai até com fusca emprestado”, afirmou Zago.
Para realizar o evento em segurança, os organizadores do clube contrataram um guincho e duas caminhonetes para dar apoio. Quando a romaria passa pelas rodovias, muitas pessoas param para tirar fotos e registrar a fila de veículos.
“O legal é quando estamos na rodovia que tem faixa dupla. O pessoal vê uma fila de fusca e começa a filmar, tirar foto, e começa a buzinar”, contou.
Clube dos colecionadores
A ideia da romaria surgiu logo após a fundação do clube Sanja Volks em 2015. Os organizadores queriam fazer uma viagem oficial com todos os integrantes para tornar uma tradição. Após uma reunião, escolheram Aparecida do Norte como destino.
“Tinha uma turminha e começamos a nos encontrar. Foi virando um vínculo entre amigos e resolvemos fazer um clube de carros antigos. Em seguida, queríamos fazer uma viagem e resolvemos ir para Aparecida junto com a família. Vai desde criança de um ano até idoso de 80 anos. É um passeio que agrega todo mundo”, disse Zago.
Novo integrante do clube, o Procurador Federal William Junqueira entrou para o grupo em 2017 e irá participar da romaria pela primeira vez.
“Decidi participar por causa da turma, dos Fuscas, é uma coisa nova. Sempre colecionei carros antigos. Na viagem vão comigo minha esposa, filho e minha mãe vai em outro carro”, disse o procurador.

/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/q/G/9MMZhkTamfSbmAv3TtYQ/a7de2c86-726e-47a9-9b06-5086ccb28ab4.jpg)
0 Comentários