Henrique Rodriguez | Quatro Rodas
O novo vídeo trata do desenvolvimento do design do novo SUV da Fiat e deixa ver alguns de seus detalhes ainda no modelo de argila (clay). As imagens a seguir falam melhor do que palavras.
![]() |
| Projeto 363 © reprodução/Fiat |
Nota-se claramente que o novo modelo terá faróis divididos em duas peças, mas seu esquema de luzes pode ser diferente daquele visto na picape Fiat Toro.
Uma metade dos faróis acompanham a linha do capô e ficam em posição bem elevada, como já podia ser notado nos flagras do parceiro Autos Segredos: mulas de testes rodam com faróis full-led na mesma posição.
Mais abaixo, o para-choque terá uma peça plástica simulando um para-choque de impulsão e um enorme vão que é mais do que um nicho para os faróis de neblina. Ali seriam posicionados os faróis de facho alto e as setas, todos em leds.
Também é possível ver as caixas de rodas bem marcadas que certamente terão molduras plásticas, como manda a receita dos modelos aventureiros.
![]() |
| Modelo terá faróis full-led, como a nova Toro 2022 - Novo SUV FIAT © Reprodução |
Imagens que captam o modelo de clay por cima revelam vincos curiosos. Um começa nos para-lamas dianteiros e vai até o fim das portas traseiras e outro parece envolver a traseira e vai na direção das portas traseiras. Se for para apostar, é possível que esse vinco delimite as lanternas traseiras, que seriam bem horizontais à moda do conceito Fiat Fastback.
Esta cena e outra que mostra parte do para-brisas e janelas laterais permitem ver como colunas e o teto acompanham o formato do Fiat Argo, quem emprestará a plataforma e muito do interior ao novo carro.
![]() |
| Formato das janelas é o mesmo do Fiat Argo - Novo SUV FIAT © Reprodução |
E isso faz todo o sentido. O novo SUV da Fiat mira no Volkswagen Nivus, que é uma versão SUV e com design menos conservador do Volkswagen Polo, um dos concorrentes do Fiat Argo. A diferenciação do SUV 363 estará justamente na frente elevada e na traseira completamente diferente.
Já no hotsite do modelo a Fiat revelou, após votação do público, pedaços do volante que equipará o carro de produção. Os comandos de som e piloto automático são os mesmos vistos na Toro e nos Jeep Compass e Renegade, mas a parte central tem novo design e formato retangular, mais adequado ao formado do novo logotipo da Fiat.
Na verdade, a peça é a mesma do Jeep Compass 2022 que estreia no Brasil até abril.
A Prova do Anjo dessa semana foi um jogo da memória que destaca alguns detalhes de design do Progetto 363, mas sem que elas sejam reveladas. O vencedor da prova foi o Projota, que ganhou uma Strada Volcano – como a do Longa Duração. Já o campeão dessa edição do BBB levará para casa o novo SUV da Fiat, mas só depois que ele for lançado, o que está previsto para o fim do ano.
Volante do Jeep Compass 2022, que estreia em abril, é o mesmo com outro logotipo no centro; SUV Fiat aproveitará os botões do Compass antigo.
Os próximos episódios da série da Fiat tratarão dos temas “Segurança + Robustez”, “Performance” e “Conectividade”. Este último é o mais aguardado, pois diz respeito às funções tecnológicas do Progetto 363, já que o carro deve estrear a parceria entre Fiat e Tim no mundo de Internet das Coisas.
Além do suporte a Android Auto e Apple Carplay, o carro trará chip eSIM embarcado, capaz de centralizar informações e se comunicar, via 4G, com o mundo externo. Ao mesmo tempo, a Amazon oferecerá plataforma para tratamento de dados e assistência ao motorista.
Desse modo, por exemplo, será possível visitar um drive-thru da rede McDonald’s sem nem sequer colocar a mão no bolso, com a cobrança feita diretamente em uma carteira virtual vinculada ao carro e ao motorista. O mesmo deve valer para pedágios, estacionamentos e outros serviços, transformando o SUV em um grande cartão de crédito com rodas, com apoio da operadora Visa.
O Progetto 363 ainda será equipado com câmera frontal, provavelmente destinada a recursos como assistente de estacionamento — além de usos futuros pela parceria com Tim e Amazon, como gravação do percurso no trânsito.
O que esperar do Novo SUV da Fiat - Projeto 363?
Um dos motivos para o lançamento do novo SUV ter ficado para o último trimestre do ano é a grave escassez de matéria-prima na indústria automotiva, principalmente em relação a chips e componentes eletrônicos. No caso do Progetto 363, a situação se torna ainda mais delicada por conta de sua eletrônica embarcada.
Por enquanto, a Fiat monta protótipos do novo carro para testar componentes ainda em desenvolvimento, como os faróis full-led. E muitos destes componentes são importados.
O Fiat 363 também seria responsável por lançar no novo motor 1.0 12V GSE Turbo da família Firefly. Com injeção direta, ele terá potência na casa dos 130 cv e torque estimado entre 17 a 19 kgfm. A transmissão será sempre automática do tipo CVT.
Nesta semana a Fiat detalhou melhor essa nova família de motores turbo e suas tecnologias. Ela ainda inclui o 1.3 16V GSE Turbo com mais de 180 cv e 27 kgfm em sua versão flex.
As versões mais baratas, porém, receberão o motor 1.3 8V Firefly de 109 cv e 14,2 kgfm combinado ou ao câmbio manual de cinco marchas ou ao também inédito câmbio CVT.




0 Comentários