Henrique Rodriguez | Quatro Rodas
Mesmo nos teasers, que permitem ver apenas o formato da carroceria e alguns poucos elementos da traseira e no interior, nota-se que o novo carro elétrico da ORA abusa dos elementos de design mais marcantes do Fusca.
![]() |
| Fusca elétrico chinês © Ora/Divulgação |
A grande diferença é que a carroceria foi esticada para instalarem as portas traseira. E mesmo assim o resultado é muito parecido com o protótipo do Fusca com quatro portas que a Volkswagen chegou a desenvolver décadas atrás – e que acabou dando origem ao Golf.
Por outro lado, o carro chinês não tem para-lamas tão encorpados e os frisos cromados laterais foram trocados por molduras cromadas nas janelas e por frisos paralelos no teto, recriando as calhas do carro original. Mas as lanterninhas traseiras, os pequenos retrovisores e o para-brisa reto não deixa dúvidas sobre de onde veio a inspiração.
O interior, então... O clássico volante "cálice", com aro interno cromado para acionar a buzina, foi recriado e o velocímetro redondo fica por trás dele. Maçanetas ficam embutidas em nichos cromados e os pedais são ovais. Mas há toques de modernidade, com saídas de ar-condicionado e uma grande tela sensível ao toque no painel.
Essa versão "neoclássica" do Fusca não teve nome divulgado, nem detalhes técnicos. Mas a imprensa chinesa especula um motor elétrico de 143 cv e 21,4 kgfm, que para honrar o Fusca será instalado na traseira para acionar as rodas traseiras. Dois conjuntos de baterias estarão disponíveis, com 47,8 kWh e 59,1 kWh – este com autonomia próxima de 500 km.


0 Comentários