DELAGE D12 no Salão Automóvel de Paris 2024: construindo uma "F1 de estrada" para reviver uma marca mítica de automóveis
Mondial de L'Auto Paris
Laurent Tapie decidiu em 2019 relançar o lendário fabricante de automóveis DELAGE, que desapareceu em 1953, com "Les Amis de Delage", donos da marca. Desde 2022, um primeiro modelo, o DELAGE D12, está disponível para encomenda. Hipercarro com 1.000 cavalos de potência, motor V12 6.6L "caseiro", motor elétrico diretamente "plugado" na caixa de câmbio, apenas 30 unidades: sua apresentação ao público em geral está prevista para o Salão Automóvel de Paris 2024 e as primeiras entregas no início de 2025.
![]() |
| Laurent Tapie chegou a um acordo em 2019 com "Les Amis de Delage" para comprar os direitos e relançar a marca. © B. G. |
Durante um test drive no circuito, Laurent Tapie nos recebeu em Magny-Cours para falar sobre a DELAGE, o renascimento da marca, o desenvolvimento desta "F1 de estrada", mas também para visitar a futura fabricação do D12. Ao mesmo tempo, o apaixonado colecionador Paul-Emile Bessade, cujo DELAGE D6-70 Spéciale 1936 será exibido no Salão Automóvel de Paris de 14 a 20 de outubro, também aproveitou o tempo para responder às nossas perguntas.
DELAGE: "É mais interessante trazer uma bela história de volta à vida", confidencia Laurent Tapie
Laurent Tapie, CEO da DELAGE, poderia ter decidido criar sua própria marca, mas essa não é a ideia que ele tinha em mente. "Acho mais bonito reiniciar uma marca que teve um passado magnífico do que tentar criar uma do zero", diz ele, referindo-se à DELAGE. "Quando você cria um, geralmente dá seu próprio nome, então isso lisonjeia o ego." Para ele, isso não importa. "É mais interessante reviver uma bela história. Este ainda mais", diz ele."Sem qualquer disputa possível", DELAGE e Bugatti "são as duas marcas de automóveis francesas mais bonitas". Ele continua: "DELAGE tem um histórico esportivo extremamente extenso, venceu em Indianápolis, venceu em Le Mans, estabeleceu recordes mundiais de velocidade", mas isso não é tudo. De fato, a marca foi "a mais premiada do mundo em concursos de elegância durante a primeira metade do século XX".
Se, em 2019, as discussões conseguiram chegar a uma conclusão favorável com os proprietários da marca, é principalmente porque este grande entusiasta do automobilismo já tinha feito um enorme trabalho de antemão. "Eu havia projetado o projeto do carro antes mesmo de a marca ser escolhida", diz ele. "Comecei a investigar isso em 2018. Com a ideia de entrar no mercado de hipercarros. Ou seja, neste posicionamento único que é a Fórmula 1 para a estrada e empurrando a semelhança mais longe do que qualquer um já empurrou."
Laurent Tapie continua: "Cheguei com bolinhas de gude, não apenas com uma folha de papel em branco". Assim, ele já tinha uma equipe técnica, um estudo "em um carro cujo show car estava sendo finalizado", sem falar no mais importante, o capital. "Eles não tinham 100% de certeza de que seria bem-sucedido, nem eu, mas eu já tinha muitas evidências", admite.
Para o DELAGE D12, "eu não queria nada mais do que um V12 naturalmente aspirado, porque não há nada acima dele em termos de prazer"
Sob o capô de seu hipercarro, o D12, encontramos... Um motor V12 naturalmente aspirado. "Como é um carro de prazer, para mim não há nada melhor em termos de diversão do que este motor. Eu absolutamente queria que fosse um V12 naturalmente aspirado, tanto pelo prazer, quanto pelo comprimento e pelo som."Inicialmente planejado para acomodar uma cilindrada de 7,6 litros e uma potência de 990 cavalos de potência, o carro de produção finalmente desenvolve 850 cv para 6,6 litros de cilindrada. "Inicialmente, começamos com o motor do Porsche 911 GT3 de primeira geração, um motor boxer de seis cilindros de 3,8 litros, e o dobramos. Mas tivemos que abandonar essa solução e reduzir as velas. A razão para essa reviravolta é simples. "Com o endurecimento dos padrões antipoluição, isso não teria passado. A empresa que trabalha conosco em aprovações nos aconselhou a ir abaixo de 7 litros. »
No total, esta "estrada de F1" desenvolve 1.000 cavalos de potência. O motor de combustão V12 é combinado com um motor elétrico de 150 cv na caixa de câmbio: "Ele dá sua potência constantemente". E acrescenta: "Também deve ser dito que a reversão só é feita no modo elétrico".
Nürburgring "Faremos nossa tentativa em abril ou maio de 2025", revela Laurent Tapie sobre o DELAGE D12
Por outro lado, não saberemos mais sobre o desempenho deste modelo que tem 4.68 m de comprimento, 2.08 m de largura e 1.10 a 1.15 m de altura dependendo da configuração da suspensão. O que é certo é que o DELAGE D12 parece ter sido feito para quebrar recordes. Começando com Nürburgring, na categoria legal de estrada: "Faremos nossa tentativa em abril ou maio de 2025. Vai ser muito, muito difícil, porque o Mercedes Project One colocou a fasquia muito alta. Vamos ver se conseguimos fazer o melhor tempo."De qualquer forma, como o próprio Laurent Tapie diz, o design do D12 não tem realmente suas raízes no antigo DELAGE pré-guerra. "Exceto, talvez, o 15 S8, um carro de corrida real, que foi o campeão mundial do Grande Prêmio em 1927. Pode-se dizer que ela é sua bisneta... Mas não há semelhança em termos de estilo. O D12 é focado apenas no desempenho e no downforce."
"O briefing com meu designer era que eu queria uma mistura entre um carro de Fórmula 1 e um jato de combate, que fosse um pouco futurista." Ele acrescenta: "Eu validei o primeiro desenho. Ele era magnífico. Não houve nem mesmo uma única hesitação."
O modelo de produção está, portanto, muito próximo deste primeiro esboço. "As únicas mudanças que tivemos que fazer foram por razões técnicas ou de homologação, mas não foram muitas. Por exemplo, a curva das asas era muito redonda. Tivemos que aplainá-los porque isso dificultava a visibilidade de 180 graus na cabine."
Em linha com suas previsões, Laurent Tapie quer vender todas as 30 unidades do DELAGE D12 até 2028
No total, trinta exemplares deste DELAGE D12 foram produzidos. Larent Tapie continua: "No ritmo em que estamos, devemos chegar lá. Isso significa o fim das vendas em 2028, o que é plausível." "Entre o momento em que iniciamos um projeto e o momento em que podemos começar a entregar aos primeiros clientes, são 4 a 5 anos. Este é o prazo clássico." 2028 coincidiria perfeitamente com os planos da marca e, muito provavelmente, com o lançamento de um segundo modelo!Enquanto isso, não existe uma receita milagrosa "para que as vendas realmente comecem a decolar". Três coisas são necessárias: que os compradores em potencial "tenham visto um carro aprovado, uma fábrica funcionando e um cliente entregue".
Desenvolvimento e produção no coração do Parque Tecnológico Automotivo Magny-Cours
Na indústria automóvel, "todos os projetos são mais longos e mais caros do que o inicialmente previsto", mas Laurent Tapie confirma que a fase final da homologação do D12 está prevista para o início de 2025. A empresa especializada Idiada, localizada na Espanha, cuidará disso. A primeira entrega também ocorrerá no primeiro trimestre de 2025, enquanto a fábrica de Delage, localizada no coração do Parque Tecnológico Automotivo Magny-Cours, entrará em operação nas próximas semanas.Laurent Tapie não escolheu Magny-Cours por acaso: "Em primeiro lugar, há acesso à pista. Existem apenas duas pistas de F1 na França, que têm um ótimo nível de serviço, qualidade de tratamento, são Le Castellet e Magny-Cours", mas isso não é tudo, "aqui, há um número muito grande de empresas especializadas em carros de competição ou de ponta. Trabalhamos muito com o ecossistema Technopôle ".
"Todo o trabalho de ajuste aerodinâmico e de motor é feito aqui. O túnel de vento é cuidado por um provedor de serviços, ACE (Aero Concept Engineering). O motor é Oreca. ", acrescenta. "Honestamente, é o lugar certo para fazer um projeto dessa natureza."
DELAGE no Salão Automóvel de Paris 2024: surpresas e revelações esperadas de 14 a 20 de outubro
A Delage estará presente no Salão Automóvel de Paris, que acontecerá na Porte de Versailles, de 14 a 20 de outubro de 2024. Laurent Tapie fará algumas grandes revelações, incluindo o anúncio de um segundo modelo, seu nome, seu objetivo e seu posicionamento, durante a coletiva de imprensa que organiza na segunda-feira, 14 de outubro, às 15h, em seu estande: "Terei outras surpresas, mas aqui não vou contar mais". Eu vou te dizer o porquê naquela época. "Vejo você na segunda-feira", conclui.Paul-Emile Bessade, proprietário de dois DELAGEs de 1936, um dos quais será exibido no Salão Automóvel de Paris, também nos fala sobre sua paixão pela marca
No estande da DELAGE, não haverá apenas o D12. Os visitantes apaixonados do Salão Automóvel de Paris de 2024 também poderão admirar vários modelos pré-guerra, incluindo um DELAGE D6-70 Special de 1936, que pertence ao colecionador Paul-Emile Bessade. "Foi feito para dirigir em Le Mans em 1936. Também correu lá em 1937 e 1938", diz o homem que também possui um D8 1500 do mesmo ano.![]() |
| A Delage D6-70 Spéciale de Paul-Emile Bessade estará em exibição no estande da marca no Salão Automóvel de Paris. © P-E Bessade |
Dono do DELAGE D6 há cerca de vinte anos, ele confidencia por que voltou sua atenção para este mítico fabricante: "Eu estava procurando uma marca francesa de carros de corrida. Se eu pegar o D6, por exemplo, é um carro que também é extremamente versátil. Ele explica: "Ela pode correr em um circuito ou dar um passeio. Você pode usá-lo para a Mille Miglia na Itália, para Le Mans, ou para pegar seu pão ou fazer suas compras. É um carro que vai funcionar o tempo todo e que você pode dirigir todos os dias."
Paul-Emile Bessade insiste: "Você tem uma verdadeira facilidade de uso. Você pode confiá-lo a qualquer pessoa. Qualquer um saberá como dirigi-lo. Que, na época, você não conseguia encontrar em nenhum outro lugar. Além disso, este DELAGE D6, com um motor de seis cilindros sob o capô, não é um Special apenas no nome. De fato, ele tem uma carroceria de alumínio exclusiva, projetada em 1937 pelo construtor de carrocerias francês Figoni & Falaschi. "Dirigir carros como este é uma oportunidade extraordinária que você pode ter na vida. Você tem que saber tirar proveito disso", diz ele.
Ao volante do DELAGE D6-70 Speciale, "você está em um momento de liberdade, quase como em uma motocicleta"
Paul-Emile dirige com muita regularidade para caminhadas, mas não só. Em junho de 2024, o colecionador chegou a competir na Mille Miglia, ou seja, 2.500 quilômetros, na Itália. Um momento muito agradável segundo ele. Então, o que podemos dizer sobre as sensações ao volante? "É algo extraordinário. Quando você está dirigindo a 110, você sente que está a 200 milhas por hora. Especialmente porque não tem para-brisa ou teto."Ele não hesita em ir ainda mais longe. "Parece que você está quase andando de moto. Estamos quase sentados no chão. Mesmo que você não esteja em uma corrida, você está em um momento de liberdade. Com a sensação de estar em outro mundo, mesmo dirigindo a 80 km/h."
Assim, Paul-Emile Bessade teria muito a contar. O que ele quer apresentar é, antes de tudo, uma história de transmissão. "Há alguns anos, divido a roda com meus filhos. Da última vez, foram eles que dirigiram. Eu dei um passo para trás. Lembro-me deles sentados ao meu lado quando tinham 3 ou 4 anos de idade. De qualquer forma, esse sentimento de transmitir uma paixão na qual meus filhos nasceram é extraordinário."
DELAGE D12: "Tenho muita admiração por Laurent Tapie", admite Paul-Emile Bessade
Sobre o Salão Automóvel de Paris e a presença do DELAGE, o colecionador Paul-Emile Bessade diz que "as pessoas não serão necessariamente apaixonadas pelo meu carro em particular, mas sim pelos que Laurent Tapie irá exibir. Tenho muita admiração por ele." Ele continua dizendo que o novo CEO da DELAGE: "começou do zero, do nada, para reviver uma marca e construir um carro totalmente específico. Eu admito que é extraordinário. É por isso que eu empresto meu carro a ele, a propósito. »Paul-Emile Bessade também acredita que há "toda uma clientela fascinada" por hipercarros como o D12. "Ele teve a inteligência de reviver a marca Delage, que tem um grande passado esportivo, criando um carro excepcional."
"Veremos o que ele faz a seguir, mas não tenho dúvidas de que ele mantém o espírito da marca. Como a Bugatti, que teve a mesma abordagem. Ele pode ter sido inspirado por isso. ", conclui Paul-Emile Bessade.
Nos vemos no dia 14 de outubro de 2024 para acompanhar os anúncios da DELAGE, depois a partir de 15 de outubro no estande da marca no Salão Automóvel de Paris de 2024 para descobrir o DELAGE D12, mas também o D6-70 Special de 1936!



0 Comentários