O Citroën C5 Aircross Concept: um verdadeiro casulo rolante projetado para famílias!
Mondial de L'Auto Paris
Após a apresentação do C3 Aircross em junho passado, a Citroën confirma sua ofensiva no mercado de SUVs. Na segunda-feira, 14 de outubro, no Salão Automóvel de Paris, a Citroën revelou a estreia mundial do Citroën C5 Aircross Concept. Isso prenuncia o futuro modelo de família da marca no segmento C.
![]() |
| O C5 Aircross Concept revela um design novo e musculoso, muito assertivo © Citroën |
Em um mercado de SUVs muito competitivo e cada vez mais uniforme, a Citroën quer reformular as cartas com seu C5 Aircross Concept. Assim, retoma a nova linguagem formal da marca e exibe novas e generosas proporções. Sua altura é de 1,66 m e 4,65 m de comprimento, 15 cm a mais que o atual Citroën C5 Aircross.
Um SUV musculoso e denso que exibe as ambições da marca!
O interior generoso sugere volume a bordo e anuncia claramente que este é um carro familiar. A sua silhueta baseia-se em faixas alargadas com ombros marcados que lhe conferem uma base forte e uma postura assertiva na estrada.Na frente, encontramos a nova assinatura de luz de três pontos, característica dos modelos mais recentes da marca. Isso reforça a expressão de largura do carro. Este bloco, portanto, dá um status real ao todo, misturando modernidade, tecnologia e caráter.
Na traseira, a faixa preta na porta traseira é levantada para garantir uma presença real e alargar o carro. Além disso, dois pontos de luz são destacados da estampagem na lateral da carroceria. Eles parecem flutuar como duas barbatanas na lateral do veículo. Este bloco é chamado de Citroën Light Wing. Por fim, podemos notar a presença de clipes coloridos verticais nas portas dianteiras e na proa do Citroën C5 Aircross Concept. Um aceno que pode ser encontrado no Citroën 3 e Citroën C3 Aircross.
Citroën C5 Aircross Concept: design para eficiência
O design do Citroën C5 Aircross Concept foi concebido para otimizar a eficiência e o estilo. Cada detalhe é tratado com este objetivo final em mente, sem nunca prejudicar a identidade ou a amplitude generosa. O resultado é um ganho estimado de autonomia elétrica, de 30 km na autoestrada em comparação com a silhueta atual do C5 Aircross.Sua face é fluida e sem rugosidade. O nariz do capô ligeiramente mais baixo está mergulhando para facilitar a penetração do ar. Seus volumes são cheios e generosos, sem quebra de linha. A silhueta geral do conceito Citroën C5 Aircross tem um equilíbrio que favorece o fluxo aerodinâmico, tornando-o uma prioridade. Este é o efeito vórtice do fluxo de ar traseiro que tende a retê-lo.
Assim, no C5 Aircross Concept, o volume curvo à medida que você se aproxima do para-choque traseiro é projetado de forma que, dependendo da velocidade, o fluxo que une os vórtices reverta parcialmente o arrasto e crie empuxo. Por fim, as abas e as entradas de ar são integradas em vários locais do veículo. O objetivo é fortalecer seu desempenho aerodinâmico.
Pela primeira vez na Citroën: uma plataforma multienergia!
Na Europa, a gama Citroën baseia-se em plataformas modernas calibradas para os segmentos B e C do mercado. Além disso, o Citroën C5 Aircross Concept prenuncia um SUV que será baseado na nova plataforma STLA Medium, do grupo Stellantis, utilizada pela primeira vez na Citroën.Multienergia (combustão, híbrida e 100% elétrica), este futuro modelo familiar será capaz de se adaptar às necessidades e usos de uma clientela múltipla nesta área de mercado.
Assim, esta plataforma permitirá que os clientes se beneficiem de muitos auxílios à condução. Ele também oferece uma conectividade de última geração e interface de infoentretenimento. Além disso, com sua longa distância entre eixos, o Citroën C5 Aircross Concept tem proporções ideais para promover um espaço generoso para cinco pessoas.
Por fim, a Citroën indica que este futuro SUV ainda contém outras inovações, principalmente a bordo, que por enquanto permanecem em segredo. Nos vemos em 2025 para descobrir os detalhes finais e sua versão final.


0 Comentários