O problema afeta o Model 3s e o Model Ys, mas deve ser corrigido com uma atualização de software.
Por Mack Hogan | InsideEVs
A Tesla está fazendo o recall de 376.241 veículos Modelo Y e Modelo 3 2023 devido a um problema que pode fazer com que eles percam a assistência da direção hidráulica, disse a empresa em um documento enviado à National Highway Traffic Safety Administration.
![]() |
| Foto por: Tesla |
As manobras em baixa velocidade podem sobrecarregar uma placa de circuito no sistema de direção hidráulica. Ele continuará funcionando enquanto o veículo dirige, mas o processo diz que ele deixará de fornecer assistência de direção depois que você parar, mesmo que você comece a dirigir novamente. Isso pode aumentar a probabilidade de um acidente, e é por isso que está sujeito a um recall de segurança.
A boa notícia é que, se você possui um veículo afetado, não precisa fazer nada. A Tesla já lançou uma atualização over-the-air para resolver o problema, disse a empresa. Essa é uma maneira comum de a empresa lidar com recalls e uma vantagem importante para um verdadeiro veículo definido por software.
No entanto, a empresa também parece ter muitos recalls. Isso mostra a faca de dois gumes nessa abordagem: ela pode facilmente corrigir a maioria dos problemas de software, o que significa que a empresa tende a fazer menos testes de bugs do que os concorrentes. Esse problema se tornou relativamente difundido antes de ser abordado.
"Em 10 de janeiro de 2025, a Tesla identificou 3.012 reclamações de garantia e 570 relatórios de campo para veículos dos EUA relacionados ou que podem estar relacionados à condição", diz o documento. A Tesla também enfrentou uma investigação de um regulador estrangeiro sobre esse assunto. Ele também teve que emitir um recall para o software de direção hidráulica no Modelo X e no Modelo Y há alguns anos, já que o sistema poderia desenvolver problemas depois que os motoristas atingissem buracos ou dirigissem em estradas irregulares.
Isso também foi corrigido por meio de uma atualização. É bom que os proprietários de Tesla raramente precisem visitar um centro de serviço para resolver esses problemas. É uma das principais razões pelas quais os fabricantes veem benefícios de custo e experiência em verdadeiros veículos definidos por software.
No entanto, à medida que vemos a Tesla fazendo mais e mais recalls, a Volvo enfrentando grandes atrasos e bugs relacionados a seus veículos definidos por software e a Rivian chegando em último lugar em um estudo recente de confiabilidade, uma coisa é clara: consertar tudo após o fato só pode levá-lo até certo ponto.


0 Comentários