Recentes

CARROS

Toyota retoma produção de carros híbridos em SP após 40 dias de paralisação

Montagem dos modelos Corolla e Corolla Cross foi retomada após danos causados por tempestade, em setembro


Poliana Santos | CNN Brasil, São Paulo

A Toyota retomou nesta segunda-feira (3) a produção dos modelos Corolla e Corolla Cross híbridos em suas fábricas de Indaiatuba e Sorocaba, no interior de São Paulo.

Temporal destrói parte da fábrica da Toyota em Porto Feliz • Reprodução

O retorno ocorre pouco mais de 40 dias após a tempestade de 22 de setembro, que causou danos severos à unidade de motores de Porto Feliz (SP).

A planta de Porto Feliz, responsável pela fabricação de motores, tem capacidade de produção de 108 mil unidades por ano. O plano de produção para novembro e dezembro prevê a recuperação dos volumes de veículos híbridos não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro.

Durante esse período, a Toyota coordenou, em conjunto com a matriz no Japão e fornecedores globais, uma operação de cooperação para garantir o fornecimento de motores e componentes. Essa articulação viabilizou a retomada das operações e o início da distribuição de veículos, que nesta primeira etapa será focada nos modelos Corolla e Corolla Cross híbridos, destinados tanto ao mercado doméstico quanto à exportação.

A partir de janeiro de 2026, será retomada a produção de veículos com motores convencionais para o mercado brasileiro e internacional. A expectativa é de que os volumes de produção estejam totalmente normalizados no primeiro trimestre de 2026.

A Toyota interrompeu a produção na fábrica de Porto Feliz, no interior de São Paulo, após a devastação causada pelo temporal de 22 de setembro. A tempestade, com ventos de até 90 km/h, destelhou todo o galpão e entortou estruturas metálicas da unidade.

A fábrica foi inaugurada após um investimento de R$ 580 milhões e é a primeira planta de motores da Toyota na América Latina, com capacidade superior a 100 mil propulsores por ano.

Postar um comentário

0 Comentários